BLOG DAS MENINAS DO 1 ''M''



segunda-feira, 23 de novembro de 2009




LINGUAGEM CORPORAL







A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação.A linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação, sendo assim, se você consegue entender o que o corpo tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo, e também transmitir melhor a sua mensagem. Na verdade, devemos tomar muito cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente. Oliver Sacks, em seu livro sobre surdos, comenta sobre como estes, ao assistir um programa de televisão com a presença de políticos, riam ininterruptamente da incapacidade de mentir que os "corpos" tinham. A linguagem corporal era uma grande delatora das mentiras que estes contavam. Aqui vemos um exemplo simples. O presidente Clinton nega repetidas vezes que tenha tido relações com Monica, mas ele procura a todo o momento esconder a boca enquanto fala, ou manter as mãos entrelaçadas, sinais de que tem algo a esconder.
Linguagem corporal com as mãosCom o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.


A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente .

EXEMPLOS DE LINGUAGEM CORPORAL

Atenção, lembre-se que esses são apenas indícios, e a linguagem corporal deve ser sempre interpretada dentro do contexto comunicativo.

O quadro acima e sobre expressões muito comum entre as pessoas



Outros indicadores são a mudança de voz , mudança na velocidade da fala, trava no dialogo ou uso de expressões ''Huumm '', ''hã'', ''você sabe '' ,vira o corpo de leve para você mesmo que seja levemente, movimentos nervosos com os pés e mãos , brincar com a proria roupa como tirar linhas soltas ou alisar sobras, engole seco, sorri menos ,esfregar as sombrancelhas ,calma incomum , ficar em uma posição muito relaxada , e naõ usar pronomes enquanto fala .


Quer chamar a atenção



  • Estufa o peito
  • gesticular exageradamente
  • balançar o corpo rir ou falar muito alto.

Estou interessado



  • olhar por mais de três segundos

  • sorrir mostrando ou não os dentes

  • jogar o cabelo para trás quando geralmente sorri

  • ajeitar os cabelos

  • inclinar o corpo em direção a pessoa

    Sinto atraido por você

  • não deixar que a distancia entre o corpo seja de 1 metro

  • não permitir que o intervalo de silencio ultrapasse mais de 3 segundos

  • imitar os gestos da pessoa

  • não desviar o olhar

Muitas pessoas não sabem, mas gestos, comportamentos e sinais corporais podem ser determinantes para que você se dê bem em uma cantada ou não. Prestem atenção:


Olhar
Preste muita atenção nisso. É um dos sinais mais importantes. O olhar quando é retribuído é um ótimo indício de que a outra pessoa está interessada. Mas você deve saber identificar se a ela está mesmo retribuindo com um olhar um pouco mais demorado e direto, ou se está apenas se perguntando: "Por que esta maleta não pára de me olhar??" Neste caso provavelmente a pessoa olhará, mas rapidamente vai desviar.


Sorriso
Cuidado aqui. Um sorriso pode ser apenas simpatia. Mas se for daqueles onde os dentes aparecem e seguido de um olhar...ótimo! Estamos progredindo.


Mãos no Cabelo
As mulheres quando estão interessadas e percebem que você está olhando, logo começam a passar a mão nos cabelos ou lambem o lábio superior erguendo as sobrancelhas. O que quer dizer: "Ei, estou tentando te seduzir!"


As Mulheres
Nesse ponto a mulher é que geralmente começa a mexer os seus pauzinhos. Ela acaba facilitando a abordagem masculina. Seja com o sinal de uma cruzada de pernas ou com a facilitação de um "encontro" casual.


Os Homens
Em contra partida, os homens estufam o peito e passam a mão nele. Além disso, ficam circulando com um copo de bebida demonstrando masculinidade.


Ambos
As risadas tornam-se mais altas para chamar a atenção. A voz masculina é engrossada e a feminina suavizada.


A linguagem corporal e o idioma do amor


Você já se perguntou por que certas mulheres pouco atraentes não têm problemas em conquistar os homens? Apesar de o idioma ser maravilhoso, as mensagens mais poderosas que emitimos vêm da nossa linguagem corporal, que diz mais do que qualquer imagem.
A língua dos bebês
Quando nascemos, só podemos falar com o nosso corpo, de modo que aprendemos a conduta humana muito antes de ir à escola. Logo que passamos para a vida adulta, reprimimos esse conhecimento, com o objetivo de nos conduzir como criaturas sofisticadas. Não é difícil dar um passo para trás e aprender a ler o corpo das outras pessoas, para depois usar o nosso e dizer o que realmente queremos!
Algumas pessoas são, por instinto, melhores no uso e interpretação da linguagem corporal, mas todos nós podemos aprender sobre este assunto. Se você conseguir trasmitir que é uma pessoa segura, amistosa, atraente e, o mais importante, que se sente atraída pela outra pessoa, conseguirá que ela se sinta relaxada quando estiverem juntos.
Lendo os sinais
Quando você estiver no meio de um grupo, observe os que estão à sua volta: "eles te olham fixamente enquanto conversam com você ou estão buscando "algo mais" com o olhar" Seus corpos estão inclinados ao seu com uma posição aberta, ou estão de costas, com os braços cruzados ou com as pernas cruzadas" Há muitos sinais que lhe dirão se estas pessoas estão realmente interessadas: os olhares de "reconhecimento" de curta duração, seguidos de contato visual prolongado são sempre um bom sinal. Se as pessoas sorriem quando te olham, mesmo que não estejam conversando com você, isso é um bom sinal.
Respondendo os sinais
A coisa mais sexy que você pode fazer é se mostrar segura e feliz, ainda que não esteja se sentindo assim. Sorria e você estará convidando os outros para sorrir também. Olhe diretamente ao seu objeto de desejo durante um tempo. Se a sua "presa" finalmente se aproxima, vire o seu rosto para ela, com as mãos sobre a saia ou flancos. Nunca cruze os braços na altura do peito, como se fosse uma barreira.
Agora você pode começar a sedução verbal. Relaxe e comece perguntando sobre as coisas da pessoa, e escute com bastante atenção. Não há nada mais adulador e atraente do que alguém interessado no que você pensa e quer da vida.



ARTE

ARTE ROMANA
A arte romana refere - se a época artistica do imperio romano do ocidente muito influenciado pela cultura greco romana e pela arte etrusca popular voltada para a espressaõ da realidade vivida e a da greco helenistica orientada para a espressaõ de uma de um ideal de beleza .Um dos legados culturais mais importantes que os estrucos deixaram aos romanos o uso do arco e de abobada nas contruções .



Arquitetura
As características gerais da arquitetura romana são:
busca do útil imediato, senso de realismo;
grandeza material, realçando a idéia de força;
energia e sentimento;
predomínio do caráter sobre a beleza;
originais: urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas .As contruções romanas eram divididas em seis especies principais :
São os templos . Os mais conhecidos são o templo de Júpiter Stater, o de Saturno, o da Concórdia e o de César .O Panteão, construído em Roma durante o reinado do Imperador Adriano foi planejado para reunir a grande variedade de deuses existentes em todo o Império, esse templo romano, com sua planta circular fechada por uma cúpula, cria um local isolado do exterior onde o povo se reunia para o culto.

Comercio e civismo
Basilica . A princípio destinada a operações comerciais e a atos judiciários, a basílica servia para reuniões da bolsa, para tribunal e leitura de editos. Mais tarde, já com o Cristianismo, passou a designar uma igreja com certos privilégios. A basílica apresenta uma característica inconfundível: a planta retangular, (de quatro a cinco mil metros) dividida em várias colunatas. Para citar uma, a basílica Julia, iniciada no governo de Júlio César, foi concluída no Império de Otávio Augusto.


Higiene
Termas . Constituídas de ginásio, piscina, pórticos e jardins, as termas eram o centro social de Roma. As mais famosas são as termas de Caracala que, além de casas de banho, eram centro de reuniões sociais e esportes.


Divertimentos
A) Circo:

extremamente afeito aos divertimentos, foi de Roma que se originou o circo. Dos jogos praticados temos:jogos circenses - corridas de carros;
ginásios - incluídos neles o pugilato;jogos de Tróia - aquele em que havia torneios a cavalo;
jogos de escravos - executados por cavaleiros conduzidos por escravos;Sob a influência grega, os verdadeiros jogos circenses romanos só surgiram pelo ano 264 a.C. Dos circos romanos, o mais célebre é o "Circus Maximus".
B) Teatro:
imitado do teatro grego. O principal teatro é o de Marcelus. Tinha cenários versáteis, giratórios e retiráveis.
C) Anfiteatro:
o povo romano apreciava muito as lutas dos gladiadores. Essas lutas compunham um espetáculo que podia ser apreciado de qualquer ângulo. Pois a palavra anfiteatro significa teatro de um e de outro lado. Assim era o Coliseu, certamente o mais belo dos anfiteatros romanos. Externamente o edifício era ornamentado por esculturas, que ficavam dentro dos arcos, e por três andares com as ordens de colunas gregas (de baixo para cima: ordem dórica, ordem jônica e ordem coríntia). Essas colunas, na verdade eram meias colunas, pois ficavam presas à estrutura das arcadas. Portanto, não tinham a função de sustentar a construção, mas apenas de ornamentá-la. Esse anfiteatro de enormes proporções chegava a acomodar 40.000 pessoas sentadas e mais de 5.000 em pé.
Moradia
Casa
.Era construída ao redor de um pátio chamada Atrio.
Monumentos decorativos


A) Arco de Triunfo:
pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito , todo em mármore, construído no Forum Romano para comemorar a tomada de Jerusalém.
B) Coluna Triunfal:
a mais famosa é a coluna de Trajano, com seu característico friso em espiralque possui a narrativa histórica dos feitos do Imperador em baixos-relevos no fuste. Foi erguida por ordem do Senado para comemorar a vitória de Trajano sobre os dácios e os partos.



PINTURA





O Mosaico foi muito utilizado na decoração dos muros e pisos da arquitetura em geral.A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impressão de placas de mármore.Segundo estilo: Os artistas começaram então a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.Terceiro estilo: representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes.Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral.
ESCULTURA
Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade.Mais realista que idealista, a estatuária romana teve seu maior êxito nos retratos. Com a invasão dos bárbaros as preocupações com as artes diminuíram e poucos monumentos foram realizados pelo Estado. Era o começo da decadência do Império Romano que, no séc. V - precisamente no ano de 476 - perde o domínio do seu vasto território do Ocidente para os invasores germânicos.

domingo, 22 de novembro de 2009

ARTE PALEOCRISTÃ


Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas.Surge a arte cristã primitiva.

Os romanos testemunharam o nascimento de Jesus Cristo, o qual marcou uma nova era e uma nova filosofia.Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios.
Esta perseguição marcou a primeira fase da arte paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos.Nesses locais, a pintura é
simbólica.

Podemos visitar as catacumbas de Santa Priscila e Santa Domitila, próximas de Roma. A perseguição aos cristãos levou três séculos até que o Imperador Constantino reconheceu o Cristianismo, dando início à segunda fase da arte paleocristã que envolveu a utilização das basílicas cedidas pelos romanos aos cristãos para suas celebrações. A arte dos mosaicos utilizada nas basílicas expressava as passagens do Antigo e Novo Testamento e também apareceram nos mausoléus e sarcófagos usados pelos cristãos mais ricos.

Pintura

A pintura paleocristã é bastante escassa e totalmente simbólica. Restaram alguns afrescos, encontrados nos muros das catacumbas; seus temas eram sempre baseados no Cristianismo, podiam representar orações, figuras humanas e de animais, símbolos cristãos e passagens dos Evangelhos e cenas típicas da vida religiosa da época.

Escultura

A escultura se destaca mais por seu significado e simbolismo do que pelas formas e é encontrada nos sarcófagos. Baixos relevos de pouca qualidade transmitem a espiritualidade. Suas figuras dão ênfase às cabeças, que seriam para eles o centro da espiritualidade. Existem poucas estátuas e quase sempre representavam o Bom Pastor. As decorações dos sarcófagos compreendiam cenas em seqüência, personagens entre colunas e um medalhão central.

Arquitetura

A arquitetura paleocristã foi simples e caracterizada pela simbologia das passagens da Bíblia. Destacamos numa primeira fase catacumbas e cemitérios subterrâneos em Roma para celebração de cultos cristãos. Ainda hoje podemos visitar as catacumbas de Santa Domitila e Santa Priscila. Com a legalização do Cristianismo, surgem as basílicas, edificações enormes com 3 naves e um portão principal na fachada, destinadas ao comércio e assuntos judiciais. Com o fim da perseguição aos cristãos, os romanos cederam algumas basílicas para os cultos cristãos. As basílicas cristãs foram revestidas com mosaicos contando passagens do Antigo e Novo Testamento. Os mausoléus e sarcófagos, utilizados pelos mais ricos, também receberam esse mesmo material.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA ARTE PALEOCRISTÃ

  • ESPIRITUALIDADE
  • SIMBOLISMO
  • INSPIRAÇÃO EM TEMAS BÍBLICOS
  • SIMPLICIDADE

Pintura na catacumba:O peixe simbolo do nome de cristo é o cristo bom pastor

Pintura na catacumba:Maria amamentando o menino Jesus Basilica

Tantos gregos como romanos adotaram um modelo de edifício chamado Basílica (Basileu = Juiz), lugar civil destinado ao comércio e aos assuntos judiciais.
Com o fim da perseguição aos cristãos (313 d. C – Edito de Milão), os romanos cederam algumas basílicas para que eles pudessem usar como local para suas celebrações.
Plano retangular de 4 a 5 mil metros quadrados, com três naves separadas por colunas e uma única porta na fachada principal. Teto em formato de cúpula.


Mosaico


O desenvolvimento da arquitectura e a emergente necessidade de decorar vastas superfícies vão impulsionar a produção artística do mosaico, uma técnica com origens na arte antiga, difundida na Mesopotâmia e com profundas tradições no período greco-romano. O mosaico romano, geralmente utilizado para o revestimento de pavimentos, é feito à base de pequenos cubos de mármore (tesserae) que se adaptam bem à reprodução cuidada de pinturas, mas de pouca intensidade cromática.
A arte paleocristã, podendo agora usufruir de maiores bases financeiras e relegando para segundo plano a pintura mural a fresco, vai procurar aperfeiçoar a técnica e vai brindar o interior da igreja com intensas e vibrantes imagens policromáticas, possíveis pela substituição do mármore por pedaços de vidro colorido. Este novo material não permite, no entanto, uma paleta complexa de matizes e a modelação das figuras perde o seu contacto com o mundo real, as personagens apresentam-se como seres transcendentais, imateriais, habitantes de um reino de luz e ouro.
Pouco sobreviveu destes primeiros mosaicos do paleocristianismo, mas supõe-se que cobririam as grandes superfícies da ábside, do arco triunfal e da nave, representando cenas bíblicas. Crê-se que a sua variedade formal tenha ainda herdado muito da arte romana adaptando-a aos novos conteúdos religiosos e isso pode-se ainda observar-se na Basílica de Santa Maria Maggiore pela forte geometrização e pelo ilusionismo espacial. É também de referir o novo objectivo de sintetizar as formas para que estas sejam compreensíveis à distância, ou seja, para que a mensagem principal possa ser compreendida de longe. Este facto vai acentuar a importância simbólica do gesto e do olhar como elementos relevantes na transmissão de mensagens, sendo também para isso distorcida a sua proporção em relação à figura.



Iluminura



Em oposição à arte romana pagã, o cristianismo baseia o seu conteúdo nos textos sagrados da bíblia, cunhando os manuscritos com ilustrações, as iluminuras, de elevada importância no processo de manutenção e propagação das escrituras. Acompanhando este aumento produtivo está também o desenvolvimento da técnica da produção dos suportes para manuscritos. Até então eram usados rolos de papiro que não permitiam grande liberdade artística no que diz respeito à ilustração. O permanente enrolar e desenrolar do papiro causava a deteriorização da tinta criando–se apenas cabeçalhos com formas simples e lineares. Com a introdução do pergaminho , na século II a.C., que se pode dobrar sem partir, surgem os primeiros livros com encadernações ricas em madeira e decoração em metal e pedras preciosas, os códices(vellum codex), onde a liberdade formal e cromática não encontra os limites anteriormente estabelecidos pelo suporte.
Poucas são as iluminuras do paleocristianismo que sobreviveram até aos nossos dias, mas o pouco que se conhece a partir do século V, apresenta uma rica variedade cromática que recebe inicialmente muita da influência da estrutura espacial e geometrização da pintura greco–romana. No Génesis de Viena, uma das mais antigas iluminuras conhecidas do cristianismo, pode–se observar a sumptuosidade das cores e já a quebra com o uso de molduras de limite espacial. Aqui as imagens e o texto fazem parte de um todo em comunhão. De modo a optimizar o aproveitamento de espaço no pergaminho, a descrição dos acontecimentos não se desenrola em bandas horizontais, mas sim seguindo uma linha curva imaginária onde os diferentes momentos se vão sucedendo sem interrupção, designada narração a contínua.

Seguidores

Arquivo do blog